Meu Menu Urbano

Sua melhor refeição. Em qualquer lugar do mundo.

2

Villa do Pão: padaria e história em Vila Flores

Meu conceito de “padaria incrível” mudou desde que entrei na Villa do Pão, em Vila Flores, no interior do Rio Grande do Sul. Uma cidade com pouco mais de 3 mil habitantes e um cuidado com a preservação da história dos imigrantes italianos que impressiona qualquer turista.

Ao passar de carro pela única avenida da cidade, a Casa Fiori chama atenção de longe. A construção tem 104 anos e é conservada pela própria família, que transformou um espaço em uma padaria e um café.

Ao passar pela porta, me senti entrando na casa da minha bisavó. Pé direito alto, piso de madeira rangendo a cada passo e os pães sendo iluminados por alguns raios de sol que entravam pela janela.

Nas mesas e prateleiras, só produtos artesanais feitos por ali mesmo. Geléias de todos os sabores e combinações exóticas como laranja com cardamomo e caqui.  Salames, copas e queijos curados e feitos na região. Bolachinhas artesanais de milho(daquelas bem crocantes e amarelinhas) e também de vários outros tipos. Grostoli com massa sequinha e outros doces típicos italianos, além dos pães e bolos.

Esses da foto ficaram prontos enquanto eu estava por lá e desfilaram por toda a casa, perfumando  o ambiente com um cheiro inesquecível de pão fresquinho.

Na sala ao lado, um café super charmoso, cheio de relíquias na decoração. Tudo muito bem conservado e restaurado. Inclusive, enquanto estava circulando por lá, a proprietária do espaço, dona Iracema, fez questão de mostrar a mais nova peça da casa: uma cadeira antiga que havia sido restaurada e agora fazia parte do acervo (e que eu esqueci de fotografar).

A velha vitrola também foi restaurada e além de linda, funciona! Ela ligou o aparelho e colocou um vinil antigo para rodar.

Tomei um café passado e comi um quindim (meu pais também comeram por lá), compramos bolachinhas, doces e um strufolli e gastamos cerca de R$ 50,00 com tudo! Além de uma experiência incrível, o preço da Villa do Pão é justíssimo.

Strufolli na Villa do Pão

Achei super curioso aquele monte de bolinhas grudadas e mesmo sendo descendente de italiano, nunca tinha visto ou provado. O pessoal da padaria me disse que era um doce bem tradicional, feito com uma massinha frita (que parece um nhoque), coberto com mel. Depois descobri que o Strufolli é um doce típico da região de Nápoles bem comum durante as festas de fim de ano. A textura é ótima e é bem divertido ir arrancando as bolinhas com a mão. Eu particularmente não sou muito fã de mel, e esse sabor é bem predominante. Mas vale a pena provar!

Quer saber mais sobre Vila Flores? Nossos amigos do Viajando Bem e Barato produziram um material muito legal. É só clicar aqui e conferir.

Villa do Pão

Av. das Flores, 878 C – Vila Flores/RS
Horário de funcionamento: De segunda à domingo das 8h às 19h
Fone: (54) 3447.1624 / 3447.1360

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Filó de Vila FloresVila FloresVilla do Pão

Marcia Breda • 23 de setembro de 2017


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Manu Colla 24 de setembro de 2017 - 09:02 Reply

    Ahhh que bom que tu está em Vila Flores, amada! É uma cidade muito, mas muito fofa que faz super parte da minha infância. Amo demais!

    • Marcia Breda 24 de setembro de 2017 - 09:55 Reply

      Fiquei encantada e já planejo voltar! Muita fofura! <3

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *