Meu Menu Urbano

Sua melhor refeição. Em qualquer lugar do mundo.

Orquestra de Panelas apresenta novo cardápio

O Orquestra de Panelas é um restaurante clássico de Porto Alegre, que há mais de 15 anos está localizado em um casarão lindo na rua Padre Chagas. No início do verão eles fecharam as portas para uma ampla modernização (de cardápio e de ambiente), e retornaram agora em abril, com novidades deliciosas.

Para apresentar o novo espaço e cardápio, o Orquestra de Panelas reuniu jornalistas e amigos para um menu degustação de nove etapas, harmonizados com vinhos da Grand Cru, que também assina a carta de vinhos do restaurante. Os pratos são criações do chef Nicolas Stefanoski.

Antes de mostrar os pratos, vou apresentar o espaço. O ambiente segue com uma pegada clássica e tradicional, mas agora com um toque moderno cosmopolita. O bar em cimento queimado e os detalhes das plantas no teto já surpreendem logo na entrada.

As luzes, dimerizáveis e focadas em cada mesa dão um clima incrível, e além de tudo colaboram com quem (assim como eu) adora fotografar os pratos, sem estragar a vibe dos outros clientes com muita claridade.

Para o evento de reinauguração, o chef selecionou 9 opções presentes no novo cardápio para  degustação. Foram três entradas, quatro pratos principais e duas sobremesas, todas harmonizadas com vinhos incríveis. No fim do post coloco as fotos dos vinhos, para quem gostar desses detalhes.

A primeira entrada foi um bolinho de arroz com queijo coalho, acompanhado de vinagrete e creme de damasco. Observem os detalhes fofos da louça.

A segunda entrada (e a que mais me surpreendeu!) foi o coração de alface defumada, servida com gorgonzola, nozes e molho dijon. Já estou inclusive organizando minha volta ao restaurante pensando nessa entrada. É incrível!

E para finalizar as degustações das entradas, um carpaccio de salmão ao molho de maracujá, delicioso.

Passando para os pratos principais, tivemos dois peixes, um porco e uma carne vermelha. O primeiro foi um robalo coberto com molho bechamel e hortelã fresca, acompanhado de batata gratinada. Uma combinação saborosa e muito leve.

Na sequência foi servido outro peixe com um molho de curry a base de leite de coco e castanha de caju, com um purê de banana que também entrou para a categoria das coisas incríveis da noite.

A barriga de porco foi o sexto prato da noite, servida com purê de batata com baunilha e molho Red Eye, feito com maple syrup e café. Eu adoro barriga de porco e a combinação suavemente agridoce fez esse ser meu preferido da noite!

Para finalizar os principais, um clássico filé ao vinho do Porto, com purê de mandioquinha. Adorei o ponto da carne e o molho estava delicioso.

Para adoçar a noite, tem algo mais carinhoso do que bolinhos de chuva? Eu amo! Eles são servidos com açúcar e canela, numa caminha de doce de leite caseiro. Muito sabor de infância.

E para encerrar com um toque refinado, chegou a tarte tatin de pêssego, aromatizada com cardamomo e servida com sorvete de bourbon feito no próprio restaurante.

Além do que pude experimentar na noite de degustação, o cardápio está bem completo, com opções refinadas, leves e modernas para agradar todos os gostos. São 8 opções de entrada, 16 pratos principais (mais 2 opções de menu kids) e 6 sobremesas.

Para o almoço durante a semana, o Orquestra de Panelas também oferece um Menu Executivo, com 8 opções de escolha e pratos com valores entre R$ 30 e R$ 50.

Restaurante Orquestra de Panelas
Rua Padre Chagas, 196 – Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3346-9439
http://www.orquestradepanelas.com.br/

Confira os vinhos harmonizados na noite de degustação:

almoço na Padre ChagasOrquestra das Panelasporto alegre

Marcia Breda • 9 de Abril de 2018


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *