Meu Menu Urbano

Sua melhor refeição. Em qualquer lugar do mundo.

Conheça as delícia do Festival de Gastronomia de Gramado

Nesse sábado fui com mais um grupo de jornalistas conferir de perto as delícias do 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que segue com a programação até o dia 15 de outubro, sempre das 10h às 22 horas, em três pontos centrais da cidade: na Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti.

O circuito gastronômico é composto por 18 restaurantes, quatro adegas brasileiras e bodegas para degustação de vinhos de Mendoza – capital argentina do vinho. Além disso, tem mais de 20 pontos de venda de bebidas, que vão das cervejas artesanais da região das Hortênsias até as mais tradicionais vinícolas brasileiras e argentinas. As vinícolas estão oferecendo doses em taças, copos e garrafas para atender a todos os gostos e bolsos.

A decoração está uma graça e o clima por lá é o maior alto astral. As banquinhas são todas muito bem decoradas e dá pra ver que cada restaurante caprichou e se dedicou aos pratos criados para o evento.

A programação cultural musical também está muito bacana e ao longo do dia é possível assistir apresentações de bandas folks, jazz, blues e muitas outras coisas legais.

COMIDAS

Como a comitiva de jornalistas era grande, acabamos nos reunindo para provar o máximo de pratos possível! Dos 18 pratos disponíveis, conseguir provar dez deles, dos seguintes restaurantes: T+ Temakeria, Sabor de Famille, Cantina Pastasciutta, Malbec Restaurante, São Pedro Casa de Pães e Café, Nonno Mio Fast Gourmet, Petit Brasil, Belle Vitrine, Divino e Bistrot Pastasciutta.

Vou listar os meus três preferidos, para ajudar na sua escolha quando estiver no Festival de Gastronomia de Gramado

Bistrot Pastasciutta – Risoto de Ossobuco ao vinho tinto com crisps de abóbora

Um risoto delicioso, super saboroso e cremoso. O prato é finalizado na hora do pedido, portanto o arroz estava no ponto certo. Foi servido bem quente.

Cantina Pastasciutta – Sanduíche baguete de pernil de cordeiro

Eu amo cordeiro e a carne desse sanduíche estava sensacional! Suculenta, macia e desfiando. O pão estava super macio e rúcula e queijo de búfala davam um toque especial ao prato. Também feito na hora e servido bem quentinho. Acompanha um molho de mostarda.

Malbec Restaurante – Costelinhas de porco com molho agridoce defumado e bolinhos de mandioca na manteiga

Um prato muito saboroso, lindo e perfeito para dividir com os amigos e família. A carne estava bem macia e o molho é muito bom. O bolinho de mandioca tem aquela textura perfeita, que é crocante por fora e muito macio por dentro. Comeria duas vezes!

BEBIDAS

Também tem muita bebida boa por lá. São vinhos, espumantes e cervejas. Certamente tem opções para todos os gostos. A ideia de comercializar os vinhos e espumantes em taças é ótima e vi muita gente por lá circulando com a tacinha cheia na mão.

Os meus destaques começam pela Dunamis Vinhos e Vinhedos, com seu exclusivo Merlot Branco. Um vinho muito inusitado, que vale muito a pena experimentar. Também gostei bastante do Rosé Cabernet/Merlot. Nas cervejas, a Braza, da Rasen Bier e a ESB da Cervejaria Farol.

CHIMARRÃO

Bem no centro de todas as atrações, fica um espaço que representa a união das tradições gaúchas e argentinas, contando um pouco a história do mate e do chimarrão. A parada é válida para turistas e não turistas, já que o pessoal lá conhece muito sobre a bebida e a simbologia de cada item.

Eu aproveitei para degustar um chimarrão feito com uma erva local, 100% natural, moída bem grossa. Quem é responsável pela apresentação desse espaço é a Matería Capitão Rodrigo.

WORKSHOPS

Quer aprender mais sobre gastronomia? O Festival de Gastronomia de Gramado também têm uma programação caprichada com workshops sobre os mais variados temas, incluindo até aulas de cozinha com os renomados chefs que vieram de Mendoza para participar do evento.

Participei de uma oficina sobre azeites, ministrada pela Chania Chagas, do Empório do Azeite, que foi sensacional. Além de uma super aula, cheia de detalhes e explicações bem claras, ainda teve uma degustação sensorial de três azeites, para conferir na prática tudo o que o pessoal aprendeu na aula.

Entre comidas, bebidas, integração com o pessoal e passeios pelo evento, o dia foi cheio em Gramado. Mas o evento está uma delícia e ainda dá tempo de aproveitar o evento, inclusive durante o feriado de Dia das Crianças.

Para conferir a programação completa do Festival de Gastronomia de Gramado, clique aqui.

Salvar

Festival de Gastronomia de GramadoGramadoSerra Gaúcha

Marcia Breda • 10 de outubro de 2017


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *