Meu Menu Urbano

Sua melhor refeição. Em qualquer lugar do mundo.

Cronut: a invenção de Dominique Ansel

bakery

Já ouviu falar em Cronut? Sucesso em NY, a delícia é a mistura de croissant e donut. É uma invenção do chef francês Dominique Ansel, que produz apenas 400 unidades por dia. E essa quantidade limitada é o que faz o doce ser tão desejado por moradores locais e turistas que circulam pelo SoHo.

Meu Menu Urbano - Cronut

Para conseguir comer uma das 400 unidades, é preciso entrar numa fila que geralmente começa a se formar lá pelas 6h da manhã. Cada pessoa pode comprar apenas dois Cronuts, por U$ 5,00 cada um. A espera até que é divertida, e o pessoal da padaria é bem querido. Passam mais de uma vez oferecendo bolinhos, bolachas e madeleines para acalmar os ânimos dos consumidores.

Meu Menu Urbano - Cronut

Eles são pontuais e o chef Dominique Ansel está sempre na padaria pela manhã. Às 8h as portas se abrem e a fila começa a andar. Tudo com muita calma, tranquilidade e bem lentamente. O espaço é pequeno e eles não querem que sua experiência seja ruim, então, entram apenas algumas pessoas por vez.

Meu Menu Urbano - Cronut

O sabor do Cronut varia a cada mês e o criador do doce até inventou algumas regras para que o consumo seja adequado. Uma delas é a recomendação de comer o Cronut imediatamente pois ele tem uma vida útil pequena. Ele também indica que se você for cortar o doce, é melhor usar uma faca com dentes para não esmagar o doce. Mas o ideal é comprar, sentar e comer por ali mesmo!

A experiência

Meu Menu Urbano - Cronut

Quando consegui entrar, fiquei encantada! Parecia uma louca, fazendo fotos e vídeos de tudo. Os funcionários do local já devem estar acostumado, mas ainda assim acham graça. Eu estava com a minha mãe e pedimos um doce para cada uma. Seguimos as orientações do chef, que estava por lá, e comemos na hora! Quentinho, recém-feito e sem precisar dividir! Ele é servido em uma embalagem bem grande e dourada, para valorizar ainda mais o produto.

Meu Menu Urbano - Cronut

A melhor descrição para que a gente possa comparar com o que existe no Brasil é: um sonho feito de massa folhada! É macio e crocante ao mesmo tempo. Frito, coberto com glacê e recheado com um creme de limão. O sabor é incrível e a textura é algo que não existe em qualquer outro doce no mundo!

Meu Menu Urbano - Cronut

Além do Cronut

Obviamente a padaria vende um milhão de coisas, além do Cronut. E se você quiser comprar qualquer uma delas, não precisa ficar na fila todo esse tempo. Quem quer comprar pão, brioches e bolos, pode entrar diretamente. Além do cronut, eu provei também uma outra criação do chef: o Magic Soufflé.

Meu Menu Urbano - Cronut

É um brioche retangular com recheio de suflê de chocolate. O grande desafio é conseguir manter o ponto do suflê na parte interna do bolinho. Por isso a regra é clara: COMA NA HORA! Eu gostei mais do Magic Soufflé do que do Cronut! Tanto que voltei para comer mais um no dia seguinte. E aproveitei para entrar sem enfrentar a fila!

Meu Menu Urbano - Cronut Meu Menu Urbano - Cronut

Cookie Shot

Já deu pra entender que Dominique Ansel é um cara que não para de inventar coisas nunca, certo? E a novidade agora é o Cookie Shot. Um copinho feito de massa de biscoito de chocolate, cheio de leite gelado com sabor de baunilha. E também tem fila para provar o doce, que custa U$ 4,00. Ela começa às 15h, mas não é tão demorada quanto a do Cronut. Já está na lista para provar na próxima viagem!

Meu Menu Urbano - Cronut

 

 

 

 

cronutdominique anselnew yorknova yorkpadariasoho

Marcia Breda • 21 de julho de 2015


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *